terça-feira, 29 de maio de 2007

O sorteio ditou…

…que a primeira meia-final da F4 vai colocar frente-a-frente IPLeiria e AAUM (dia 2, 15h00). A equipa anfitriã, segunda na fase regular, zona sul, defronta a única representante, e primeira classificada da zona norte, a equipa minhota. A outra finalista sairá do jogo entre AAUBI e AAC (dia 2, 17h30), primeira e terceira classificadas da zona sul, respectivamente.

segunda-feira, 28 de maio de 2007

Leiria prepara-se

Está quase tudo a postos na cidade do Lis para receber a F4. O Pavilhão da Juventude Desportiva do Lis vai ser o cenário dos quatro jogos (o sorteio é amanhã), que se esperam emotivos. A contagem decrescente começou…

domingo, 27 de maio de 2007

IPLeiria, AAUBI, AAUM e… AAC

© Press Office F4
Já são conhecidas as equipas que vão disputar a F4. Tal como se previa, o factor “casa” foi determinante. A AAUBI e a AAUM voltaram a vencer, enquanto que o IPLeiria x IPPorto (na foto) foi o único jogo do Play-Off terminou empatado. No último jogo do dia, e após as duas mãos, teve que ser o Fair Play a decidir quem seguia em frente. Assim, e depois de ter ganho em Coimbra por 3-2, a actual campeã nacional universitária perdeu por 1-2 na deslocação a Vila Real. Melhor classificada no ranking de desportivismo, é a AAC que segue para a F4.

Jogos
AAUBI x UFP (8-3)
AAUM x IPCoimbra (6-4)
IPLeiria x IPPorto (4-4)
UTAD x AAC (2-1)

Dia “D”

Por volta das 21h00 de hoje já se saberá quem são as quatro equipas que vão estar em Leiria para disputar a F4. IPL, UBI e UM já têm um pé na derradeira fase, não só porque venceram na 1ª mão do Play-Off, mas sobretudo porque defendem essa vantagem no seu reduto. Tarefa mais complicada parece ter a AAC, que vai a Vila Real defender uma magra vantagem de um golo. Um domingo que promete emoções fortes.

2ª mão do Play-Off
UBI x UFP (15h00)
UM x IPC (17h00)
IPL x IPP (17h00)
UTAD x AAC (20h00)

terça-feira, 22 de maio de 2007

“Emoção e competitividade”

Caros amigos,

Numa altura em que a edição 2006/2007 da Liga Universitária de Futsal (LUF) se aproxima do seu final, gostaria de saudar todas as equipas que participaram na prova, com particular ênfase para as que disputarão esta Final Four na cidade Leiria, com a organização dos Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de Leiria.

De facto, a Final Four é o culminar em festa de uma época, que infelizmente foi atribulada com a desistência de algumas equipas já com a prova a meio, criando os óbvios danos não só na competição em si, como na própria imagem da Liga. Mas apesar de tudo, a prova pulsa de emoção e competitividade, pontificada pelo companheirismo e “fair-play” inerentes ao espírito académico, que seguramente estarão presentes neste final de época, onde será conhecido o campeão da LUF.

Gostaria de felicitar os Serviços de Acção Social do Instituto Politécnico de Leiria, pelo esforço e empenho demonstrados na organização da fase final da LUF, que serão seguramente garante do sucesso da Final Four e sinal de excelência organizativa verificada aliás ao longo de toda a competição.

Finalmente, uma palavra de apreço às equipas que disputarão a Final Four, desejando a todas boa sorte nos seus encontros, e cujo vencedor possa honrar a Liga Universitária de Futsal e Portugal, no campeonato europeu universitário de futsal.

Tiago Almeida
(Director Executivo da LUF)

“Modalidade ímpar”

O Futsal é amplamente reconhecido como o desporto da actualidade com mais rápido desenvolvimento e cujo jogo, embora com mais de 50 anos de existência, mais tem progredido no sentido de proporcionar a todos os envolvidos uma experiência desportiva única.

A Liga Universitária de Futsal, agora a findar na sua 5ª edição, tem sido igualmente o reflexo da expansão deste jogo. O nível competitivo, a envolvência técnica, logística e o cada vez maior interesse neste particular evento, atestam que estamos perante uma modalidade ímpar no seio do desporto no ensino superior.

A todos os que este ano participaram na LUF, aos presentes nesta edição da Final Four e à Organização, deixo sinceros votos de parabéns e de boa sorte.

Paulo Ferreira
(Presidente da FADU)

domingo, 20 de maio de 2007

Segundo dia de Play-Off

Só AAC quebrou a “tradição” da 1ª mão do Play-Off, ao vencer no seu reduto pela margem mínima. Como tínhamos adiantado, este seria um dos jogos mais equilibrados, o que veio a confirmar-se. A diferença de um golo deixa tudo em aberto para a 2ª mão, em Vila Real.

O jogo que se previa mais renhido, entre politécnicos, acabou por terminar favorável aos leirienses. Apesar de estar a perder 2-3 ao intervalo, o IPL deu a volta ao resultado e venceu por 6-3.

Jogos
IPP x IPL (3-6)
AAC x UTAD (3-2)

sábado, 19 de maio de 2007

Primeiro dia de Play-Off

Iniciou-se hoje o Play-Off da Liga Universitária de Futsal (LUF), com a recepção da UFP à equipa da UBI. A boa campanha que a equipa da cidade do Porto realizou ao longo da fase regular, fazia antever um jogo difícil para a turma da Covilhã, apesar destes terem terminado no topo da tabela da zona sul.

A UBI fez valer no entanto a sua condição de líder da zona sul e impôs uma derrota à UFP por uns escassos 3-5, deixando ainda tudo em aberto para o encontro da 2ª mão, na cidade da neve e da lã.

No segundo jogo do dia, confirmou-se a tendência de as equipas visitantes vencerem. Assim, coube à UM deslocar-se a Coimbra e aí derrotar o IPC por 0-2.

Resultados
UFP x UBI (3-5)
IPC x UM (0-2)

Amanhã realizam-se o IPP x IPL e AAC x UTAD.

(Fonte: futsal.com)

Universidade do Minho

A equipa da UM, terminou a fase regular da zona norte da LUF no topo da classificação. No seu registo consta o facto, de a par da UTAD, ter tido a melhor defesa da fase inicial, bem como de contar com 6 cartões amarelos na sua folha disciplinar.

Equipamento Principal
Camisola: Azul Escuro
Calção: Azul Escuro
Meia: Azul Escuro

Equipamento Alternativo
Camisola: Azul Claro
Calção: Azul Claro
Meia: Azul Claro

Equipa
Hugo Abreu
Júlio Duarte
Mário Dias
Filipe Deus
Rafael Peixoto
José Magalhães
Hugo Mlauzi
Christophe Santos
Simão Cunha
Hugo Silva
Ricardo Costa
Bruno António
Paulo Gonçalves
Hugo Martins
Ricardo Pereira
André Costa
Miguel Gonçalves
Nelson Barroso
Treinador - João Macedo

Principais registos
- Campeã nacional universitária em 1995/96
- Vice-campeã em 2000/01 e 2005/06
- Terceira classificada em 1996/97 e 2001/02

Curiosidades
- Possui no seu plantel o melhor marcador da fase regular da Liga, com 16 golos apontados, Bruno António
- Já organizou cinco fases finais de Futsal Masculino

Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro

A equipa da UTAD terminou a fase regular da zona norte da LUF com o melhor ataque (47 golos marcados) e a melhor defesa (23 golos sofridos) de toda a prova. Perdeu pontos contra todas as outras equipas e possui no seu registo a goleada da época (12-2 à UFP). Nos 8 jogos disputados foi admoestada por 8 vezes com o cartão amarelo.

Equipamento Principal
Camisola: Branco
Calção: Preto
Meia: Branco

Equipamento Alternativo
Camisola: Preto
Calção: Preto
Meia: Preto

Equipa
Carlos Matos
Pedro Cepeda
Luis Sequeira
Alexandre Pereira
José Cardoso
Rui Cunha
Diogo Coutinho
Rui Resende
Pedro Falcão
Vítor Luis
Filipe Sá
José Silva
Paulo Duarte
João Sousa
Hélder Resende
Nelson Teixeira
Rui Ferreira
João Ribeiro
Edgar Cunha

Fernando Parente – Treinador



Principais registos
- Campeã nacional universitária em 2001/02 e 2003/04

Curiosidades
- 2 jogadores no TOP5 dos melhores marcadores da zona norte
- Já organizou duas Final Four da LUF

Instituto Politécnico do Porto

A equipa IPP apurou-se em terceiro lugar da zona sul e foi a única a conseguir pontuar frente ao 1º classificado, a UM (uma vitória e um empate). Das equipas apuradas para os Play-Off é a que possui o pior registo de Fair-Play, com 10 cartões amarelos vistos na fase regular.

Equipamento Principal
Camisola: Azul
Calção: Branco
Meia: Branco

Equipamento Alternativo
Camisola: Branco
Calção: Azul
Meia: Branco

Equipa
Luis Rocha
Rui Silva
Bruno Barbosa
Pedro Gama
Carlos Nascimento
Vítor Pereira
Pedro Pedrosa
Jorge Lapa
Rui Lopes
Nelson Martinho
Delmar Roçadas
Ricardo Duarte
André Laranjeira
Tiago Fresco
Paulo Lopes
João Canelha
Paulo Martins
Ricardo Machado

Rodrigo Oliveira – Treinador

Principais registos
- Vice-campeã nacional universitária em 2003/04
- Terceira classificada em 2004/05

Curiosidades
- Organizou a Final Four da LUF em 2004/05
- 1 jogador no TOP5 dos marcadores na zona norte

Associação Académica de Coimbra

A equipa da AAC, actual campeã em título, apurou-se para os Play-Off em 3º lugar da zona sul da LUF, perdendo pontos por duas vezes com o IPL (dois empates), também por duas vezes com a UBI (um empate e uma derrota) e por uma vez com a “rival” de Coimbra – IPC – empatando a um golo. Os seus jogadores viram por 4 vezes a cartolina amarela, terminando no segundo lugar da Taça Fair-Play, atrás do IPL.

Equipamento Principal
Camisola: Preto
Calção: Preto
Meia: Preto

Equipamento Alternativo
Camisola: Branco
Calção: Branco
Meia: Branco

Equipa
Pedro Amorim
Gonçalo Costa
André Sousa
André Madeira
Hideshi Niwa
David Mateus
Bruno Almeida
André Santos
Daniel Marques
Rui Gouveia
Filipe Ramalho
João Mourão
José Miranda
Ramiro Pereira
Emanuel Borges
Batalha
João Bernardes
Pedro Oliveira
Pedro Ferrão

João – Treinador

Principais registos
- Campeã nacional universitária em 2005/06

Curiosidades
- 2 jogadores no TOP5 dos melhores marcadores da zona sul
- Já organizou duas a Final Four da LUF

Instituto Politécnico de Coimbra

A equipa do IPC foi a última a garantir o bilhete de acesso para os Play-Off. Com duas vitórias sobre a equipa do IPViseu, uma sobre a equipa da AAUAveiro e com um empate sobre os rivais da AAC, conquistaram 10 pontos que lhe garantiram o 4º lugar da zona sul. Marcaram 26 golos e sofreram 43 sofridos. No campo disciplinar registaram 4 cartões amarelos e um vermelho por acumulação.

Equipamento Principal
Camisola: Bordeaux
Calção: Branco
Meia: Branco

Equipamento Alternativo
Camisola: Branco
Calção: Bordeaux
Meia: Bordeaux

Equipa
Jorge Costa - Fixo
Pedro Teixeira - Ala
Carlos Oliveira - Ala
David Anacleto - Universal
Manuel Gaitas - Ala
Ricardo Pinto - Pivot
Romeu Vasconcelos - Fixo/ala
Gonçalo Pereira - Ala
Gonçalo Matos - Fixo
João Jorge - Ala/pivot
Sérgio Santos GR
João Teixeira - Universal
Marco Grácio - Fixo
Daniel Campos - Ala
Elísio Freitas - Ala
Bruno Santos- GR
José Amado - Universal
Luis Almeida - Ala
Paulo Silva - Universal

José Fafiães – Treinador

Principais registos
Nada a registar

Curiosidades
- Marca presença pela primeira vez nos Play-Off da LUF

Universidade Fernando Pessoa

A equipa da UFP terminou a fase regular da zona norte da LUF no 4º lugar, com o pior ataque e a pior defesa da zona. Garantiu o último lugar de apuramento para os Play-Off, não sem antes acumular 4 cartões amarelos e um vermelho directo no registo disciplinar.

Equipamento Principal
Camisola: Branco
Calção: Branco
Meia: Branco

Equipamento Alternativo
Camisola: Verde
Calção: Verde
Meia: Verde

Equipa
Joaquim Loureiro
André Brandão
Joaquim Soares
Marcelo Marques
Filipe Sampaio
João Fonseca
António Taboada
Filipe Longo
Sérgio Pinto
José Almeida
Nelson Guerra
Cláudio Faria
Fernando Oliveira
Avelino Magalhães
Mário Brito
Norberto Sousa
João Santos
Pedro Assis
João Nobre

Principais registos
Nada a registar

Curiosidade
- 1 jogador no TOP5 dos melhores marcadores da zona norte

Instituto Politécnico de Leiria

Inserida na zona sul da LUF, a equipa do IPL chegou ao fim da fase regular com 10 jogos realizados, tendo apenas empatado dois jogos com os campeões em título, a AAC, e perdido na derradeira jornada na deslocação à Covilhã, onde defrontou a UBI. Marcou 47 golos e sofreu 28. Pelo segundo ano consecutivo conquista a Taça Fair-Play, tendo visto apenas um cartão amarelo na fase regular.

Equipamento Principal
Camisola: Bordeaux
Calção: Bordeaux
Meia: Bordeaux

Equipamento Alternativo
Camisola: Cinzento
Calção: Cinzento
Meia: Cinzento

Equipa
Rudi Neves – GR
Tiago Fernandes – Ala
Vítor Rodrigues – Ala
Tiago Moreira – Fixo
Renato Santos – Ala/Fixo
Cláudio Lourenço – Ala
Frederico Bragança – Fixo/Ala
Hélder Lemos – Ala
Fábio Faria – Ala
João Santo – Ala/Pivot
André Santos – Ala
Pedro Sousa – GR
Fábio Catarino – Ala
Jorge Silva – Fixo
Rui Peixoto – Ala
Nuno Couceiro – Ala
Micael Domingues – Ala/Pivot
Rolando Pina – Ala
Nuno Faria – Pivot
Filipe Marques – GR

Tó Coelho –Treinador

Principais registos
Vice-campeão Nacional Universitário – 2004/2005
Presença na Final Four da Taça Universitária de Futsal – 2002/2003

Curiosidade
- Estreia-se na organização da Fase Final de Futsal masculino
- 3 jogadores do IPL estão no TOP5 dos marcadores na zona sul

Universidade da Beira Interior

A equipa da AAUBI foi a vencedora da zona sul da LUF. Nos dez jogos disputados apenas perdeu pontos frente ao IPL (derrota em Leiria) e à AAC (empate em Coimbra). Concluiu a fase regular como o melhor ataque da prova, com 49 golos marcados, tendo sofrido 29. Cinco cartões amarelos são tudo o que consta no registo disciplinar da equipa beirã nesta primeira fase da prova.

Equipamento Principal
Camisola: Azul-marinho
Calção: Azul-marinho
Meia: Azul-marinho

Equipamento Alternativo
Camisola: Branco
Calção: Branco

Equipa
Eduardo Figueiredo – GR
João Lopes – GR
Arménio Coelho – Fixo
Carlos Santos – Fixo
Ricardo Macedo – Fixo
Tiago Baeta – Fixo
João Laranjeira – Ala
Frederico Barata – Ala
Ricardo Simões – Ala
Luis Malheiro – Ala
Paulo Marques – Ala
Marco Martins – Ala
Paulo Dias – Ala
Luís Campos – Ala
Luis Marques – Ala
Sérgio Ferreira – Universal
Diogo Madeira – Pivot
Joel Melo – Pivot

Carlos Santos – Treinador

Principais registos
6 campeões nacionais – 87/88, 88/89, 90/91, 91/92, 93/94 e 04/05
4 vice-campeões – 92/93, 95/96, 96/97 e 97/98
2 terceiros lugares – 03/04 e 05/06

Curiosidades
- Já acolheu por quatro vezes a fase final do Futsal masculino.
- 2 jogadores no TOP5 dos melhores marcadores da sua zona.

Play-Off arranca hoje!

Metade do caminho rumo à F4-Leiria vai ser percorrido hoje e amanhã, com a 1ª mão do Play-Off da LUF. Os jogos são:

Sábado, dia 19
Univ. Fernando Pessoa x Univ. Beira-Interior
Ins. Politécnico de Coimbra x Univ. Minho

Domingo, dia 20
Ins. Politécnico do Porto x Ins. Politécnico de Leiria
Ass. Académica de Coimbra x Univ. Trás-os-Montes e Alto Douro

quinta-feira, 17 de maio de 2007

Sejam bem-vindos!

Leiria acolhe nos próximos dias 2 e 3 de Junho mais uma edição da Final Four (F4) da Liga Universitária de Futsal (LUF). Queremos fazer desta F4 um grande evento e, para tal, contamos com a colaboração das equipas.

Porque achamos que as equipas são a razão de existir da LUF, vamos fazer desde já um acompanhamento das que vão estar presentes nos Play-Off, dando destaque aos jogos realizados.

Neste espaço poderá encontrar informação acerca das equipas, bem como as fichas de todos os jogos dos Play-Off.

Os contactos de serviço para este evento são os seguintes:
Comissão Organizadora da F4-LUF: desporto[at]ipleiria.pt
Press Office F4-LUF: olheiroipl[at]gmail.com

Marco Oliveira
(CO F4-LUF)

quarta-feira, 16 de maio de 2007

Faz parte da equipa

O título de campeão nacional universitário de futsal masculino decide-se em Leiria, nos dias 2 e 3 de Junho.

As universidades do Minho, Fernando Pessoa, da Beira Interior e de Trás-os-Montes e Alto Douro, bem como os institutos politécnicos de Coimbra, de Leiria e do Porto, a que se juntam a Associação Académica de Coimbra, são as equipas candidatas a estarem presentes na Final Four, depois de terem ultrapassado a primeira fase da Liga Universitária de Futsal.

Dada a envergadura do evento, e porque todas as atenções vão estar centradas na cidade do Lis, o IPL, como entidade organizadora, conta com o apoio do Núcleo de Comunicação Social e Educação Multimédia, para a cobertura da competição. Assim, os interessados em colaborar com o Press Office, que está a ser constituído, devem contactar o respectivo núcleo, através do email csemistas[at]gmail.com.